Ir para o Topo

Você é educador ou educadora?

Sim

Não

Ministério da Cultura e Elekeiroz apresentam

Alto Contraste

A+ Aumentar Fonte

A- Diminuir Fonte

VLibras Acessibilidade

Vivência Musical

A Vivência Musical do Brasil de Tuhu é um ciclo formativo inspirado no Construtivismo e na construção do conhecimento, que propõem o ensino musical para crianças e jovens através de brincadeiras, além de orientar e dar suporte aos educadores, com ferramentas práticas e didáticas.

A música é uma expressão artística que envolve uma série de teorias e fórmulas. Mas experimentar a música – ouvi-la e perceber os sinais que transmite – é uma ação essencialmente sensorial. É por isso que toda atividade de musicalização ou de familiarização com a linguagem musical precisa estabelecer comunicações com nossos sentidos, para nos tornar cada vez mais sensíveis ao fenômeno dos sons.

Durante o ciclo formativo da Vivência Musical do Brasil de Tuhu, apresentamos técnicas e recursos capazes de musicalizar o ambiente escolar, onde temos a criança como foco das atividades.

Ao longo dos anos, já reunimos e formamos, em diferentes cidades do Brasil e de forma online, aproximadamente 1.300 professores, facilitadores e oficineiros.

Para coordenação da Vivência Musical, contamos com Carla Rincón, premiada violinista, com consolidada carreira internacional. Carla se iniciou como violinista e educadora no prestigioso El Sistema da Venezuela. Hoje, além de ter conquistado prêmios como o Carlos Gomes e Rumos Itaú e ter sido indicada ao Grammy Latino e Prêmio da Música Brasileira, é uma referência na música de câmara brasileira e no ensino coletivo de música em projetos sociais. É também diretora pedagógica do Instituto Zeca Pagodinho e do Brasil de Tuhu e supervisora e assessora pedagógica de vários projetos como o Vale Musica ES.

Vivência Musical Presencial

Numa combinação de jogos, performances e diferentes recursos didáticos que podem ser aplicados em diversos tipos de aula ou atividades, a Vivência Musical do Brasil de Tuhu é um ciclo de capacitação gratuito destinado a professores, facilitadores, oficineiros e outros educadores interessados em conteúdos e metodologias de musicalização.

Mais de 800 educadores já participaram das vivências presencialmente no RJ, BA, SP, RS, PA e PE. Todas as atividades propostas durante a oficina têm como objetivo desenvolver habilidades e consciência sobre: educação espaço-temporal, desenvolvimento do ritmo, estímulo à criatividade por meio da improvisação musical, do ouvido musical e da voz.

Vivência Musical Online | Inscrições encerradas

A Vivência Musical Online é um ciclo formativo que visa apresentar atividades possíveis de serem aplicadas em ambiente digital ou presencialmente, combinando jogos, performances e diferentes recursos didáticos que podem ser utilizados em todo tipo de aula ou atividades com crianças, além de proporcionar um espaço digital para trocas de experiências e formação de uma comunidade de educadores e educadoras.

Todas as atividades desenvolvidas durante a Vivência Musical do Brasil de Tuhu têm como objetivo desenvolver habilidades e consciência sobre:

Educação espaço-temporal

Educação senso-perceptiva
Coordenação psicomotora

Criatividade musical

Estudo do esquema corporal
Desenvolvimento do senso de estética

Desenvolvimento do ritmo, do ouvido musical e da voz

Estímulos para que a criança aprecie a música e se expresse por meio dela
Desenvolvimento integral da criança

Estímulo à criatividade por meio da improvisação musical

Desenvolvimento da sensibilidade musical

#FiqueLigado

Inscrições para o processo seletivo.

Acompanhe nosso calendário e fique sabendo das datas de inscrição no processo seletivo para a Vivência Musical.

Vivência Musical Continuada e Gratuita | Várzea Paulista (SP)

Inscrições encerradas

A Vivência Musical Continuada do Brasil de Tuh u  em Várzea Paulista (SP) é um ciclo formativo que consiste em uma série de oficinas que visam empoderar educadores para criação e desenvolvimento de práticas musicais, além da elaboração de um projeto pedagógico multidisciplinar baseado no folclore e capaz de musicalizar o ambiente escolar.

Inscrições encerradas em 14 de setembro de 2022.

Inscreva-se

Vivência Musical Gratuita | Camaçari (BA)

Inscrições encerradas

A Vivência Musical do Brasil de Tuhu é um ciclo formativo em nossos Guias Didáticos I e II, que apresenta a brincadeira musical para crianças, além de ensino de orientação e dar suporte aos educadores, com ferramentas práticas e didáticas. Tudo isso transitando entre o Construtivismo e pela construção do conhecimento, estimulando a troca entre criança e educador através dessa expressão artística tão envolvente que é a música!

O objetivo da Vivência Musical do Brasil de Tuhu é ter a criança como foco das atividades, e apresenta recursos que estimulam e incentivam a criar experiências importantes para a formação completa do cidadão. Estimulando a troca entre criança e educador através dessa expressão tão envolvente que é a música.

Para participar do processo seletivo, basta preencher este formulário de inscrição entre os dias 31 de outubro e 21 de novembro.

Inscreva-se

Vivência Musical Gratuita | Rio de Janeiro (RJ)

Inscrições encerradas

A Vivência Musical Continuada do Brasil de Tuh u  no Rio de Janeiro (RJ) é um inspirado em Guias Didáticos e II, que projetom o ensino musical para crianças através de brincadeiras, além de orientar e dar suporte aos educadores, com ferramentas práticas e didáticas e capaz  de musicalizar o ambiente escolar.

Acesse aqui para saber mais ei nscreva-se até o dia 17 de outubro de 2022.

 

Inscreva-se

Conheça também

Guia Didático

Guia Didático

Formatado em duas edições, os Guias Didáticos propõem brincadeiras musicais para crianças e jovens, com a intenção de nos fazer experimentar a música de forma lúdica e divertida.

Saiba Mais

Faça Parte

Inscreva-se para ver primeiro todas as novidades do Brasil de Tuhu.

Política de Privacidade do site

Patrocínio  

Realização