Ir para o Topo

Você é educador ou educadora?

Sim

Não

Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam

Alto Contraste

A+ Aumentar Fonte

A- Diminuir Fonte

Acessibilidade

Vivência Musical

Até aqui, a Vivência Musical do Brasil de Tuhu era essencialmente presencial mas, diante deste novo cenário que estamos vivendo (pandemia), entendemos que é um grande risco promovermos nossas ações como elas sempre foram. Por isso, trabalhamos arduamente para continuarmos a disseminar o sonho coletivo de musicalizar o Brasil através da educação musical, reformulando nossa oficina para que ela possa ser realizada ainda em 2020 com a segurança necessária a todos os envolvidos.

As atividades combinam jogos, performances e diferentes recursos didáticos que podem ser aplicados em todo tipo de aula ou atividades com crianças, além de serem um espaço ideal para trocas de experiências.

Sendo online ou presencial, a Vivência Musical tem por objetivo apresentar atividades que combinam jogos, performances e diferentes recursos didáticos que podem ser aplicados em todo tipo de aula ou atividades com crianças, além de ser um espaço ideal para trocas de experiências, onde já reunimos e formamos por diferentes cidades do Brasil, aproximadamente 800 professores, facilitadores e oficineiros. Em 2019, as oficinas foram realizadas em 5 estados brasileiros SP, RJ, PE, BA e PA, e neste ano será fornecida pela primeira vez de forma online e gratuita a todas e todos interessados.

Para coordenação e facilitação da Vivência Musical, contamos com Carla Rincón, premiada violinista, diretora pedagógica do Brasil de Tuhu e Instituto Zeca Pagodinho, fundadora do Quarteto Radamés Gnattali, iniciada no El Sistema da Venezuela e com singular experiência em ensino coletivo e inclusão social através da música.

Vivência Musical Online

Em Breve.

Vivência Musical Presencial

As oficinas são aplicadas em dois dias, com exceção do Pará e Bahia, que devido à grande adesão do público em 2018 e 2019, respectivamente, receberam a Vivência Musical Continuada e Personalizada, desenvolvida a partir do mapeamento das necessidades dos participantes no aprofundamento em metodologias de educação musical e orientada conforme as dificuldades e desafios apresentados.

as em dois dias, com exceção do Pará e Bahia, que devido à grande adesão do público em 2018 e 2019, respectivamente, receberam a Vivência Musical Continuada e Personalizada, desenvolvida a partir do mapeamento das necessidades dos participantes no aprofundamento em metodologias de educação musical e orientada conforme as dificuldades e desafios apresentados.

Para coordenação e facilitação desses encontros, contamos com Carla Rincón, premiada violinista, diretora pedagógica do Brasil de Tuhu e Insituto Zeca Pagodinho, fundadora do Quarteto Radamés Gnattali, iniciada no El Sistema da Venezuela e com singular experiência em ensino coletivo e inclusão social através da música.

Todas as atividades desenvolvidas durante a Vivência Musical do Brasil de Tuhu têm como objetivo desenvolver habilidades e consciência sobre:

Educação espaço-temporal

Educação senso-perceptiva
Coordenação psicomotora

Criatividade musical

Estudo do esquema corporal
Desenvolvimento do senso de estética

Desenvolvimento do ritmo, do ouvido musical e da voz

Estímulos para que a criança aprecie a música e se expresse por meio dela
Desenvolvimento integral da criança

Estímulo à criatividade por meio da improvisação musical

Desenvolvimento da sensibilidade musical

Conheça também

Guia Didático

Guia Didático

Formatado em duas edições, os Guias Didáticos propõem brincadeiras musicais para crianças e jovens, com a intenção de nos fazer experimentar a música de forma lúdica e divertida.

Saiba Mais

Faça Parte

Inscreva-se para ver primeiro todas as novidades do Brasil de Tuhu.

Política de Privacidade do site

Mantenedora  

Copatrocínio  

Apoio  

Realização