Ir para o Topo

Você é educador ou educadora?

Sim

Não

Ministério da Cultura e Elekeiroz apresentam

Alto Contraste

A+ Aumentar Fonte

A- Diminuir Fonte

VLibras Acessibilidade

Concertos Didáticos

Desde 2009, o Brasil de Tuhu realiza concertos didáticos em escolas da rede pública de ensino do país como parte de suas ações para ampliar a educação musical e aproximar crianças do universo da música clássica brasileira.

Em treze edições foram alcançadas aproximadamente 67 mil crianças e professores de 338 escolas públicas, distribuídas por 40 municípios de 13 estados brasileiros (PI, AC, MT, CE, MS, TO, RJ, BA, PE, SP, RS, ES e PA), onde além dos concertos didáticos, oferecemos a cada escola um kit com livros didáticos, caderno de atividades e ferramentas musicais que passam a integrar o acervo de suas bibliotecas e servem como material de apoio às aulas de música.

O Concerto Didático Brasil de Tuhu chega à sua 15ª edição apresentando de forma lúdica e divertida a história do maestro Heitor Villa-Lobos para alunos e professores das escolas públicas do Brasil.

Em cena, o Quarteto Brasil de Tuhu – liderado pela premiada violinista e diretora pedagógica do projeto, Carla Rincón, no primeiro violino, mais Rafael Almeida no segundo violino, Soraya Vieira na viola e Davi Santos no violoncelo e a atriz Verônica Bonfim que interpreta com muita graça, a tia Fifinha. Juntos, irão contar a história do homenageado, o gênio Heitor Villa-Lobos, ao som de cantigas populares reunidas por ele no célebre “Guia Prático”, de 1984, como “Fui no Itororó”, “Atche” e “O Cravo”.  Tuhu era o seu apelido, uma referência ao barulho das locomotivas que ele tanto amava.

A interação com a plateia é o principal diferencial da apresentação para estimular o interesse e a percepção musical. Costurado pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala, o roteiro do Concerto Didático, conta com a participação do boneco Tuhu e de uma atriz, que interpreta Tia Fifinha, neste posto já contamos com a participação das queridíssimas Verônica Bonfim, Maria Ceiça e Patrícia Costa, que de forma lúdica e divertida, auxiliam o Quarteto a ensinar noções básicas dos elementos da música, apresentam os instrumentos que compõem um quarteto de cordas e o que é ritmo, melodia e harmonia.

O resultado é um concerto encantador.

Conheça também

Gibi

Gibi

‘O Brasil de Tuhu’ conta com uma história em quadrinhos que retrata as aventuras de um jovem apaixonado por música. Além disso, conta com brincadeiras musicais e jogos educativos.

Saiba Mais

Faça Parte

Inscreva-se para ver primeiro todas as novidades do Brasil de Tuhu.

Política de Privacidade do site

Patrocínio  

Realização