Você é educador ou educadora?
Sim
Não
As ações inspiradas no trabalho do maestro Heitor Villa-Lobos, que nos anos 30 fez arranjos clássicos para mais de uma centena de cantigas folclóricas do nosso país, deram origem ao “Guia Prático”, onde promovemos ações presenciais e digitais afim de contribuir para a educação musical no país.
Em onze edições foram alcançados com os Concertos Didáticos, primeira e principal ação do programa, aproximadamente 45 mil alunos e professores de 247 escolas públicas, distribuídas por 40 municípios de 13 estados brasileiros – Piauí, Acre, Mato Grosso, Ceará, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pará. Com a realização de diversas ações presenciais e digitais com o intuito de contribuir para a ampliação da educação musical no país, o programa proporciona além dos Concertos Didáticos, a Vivência Musical para capacitação de educadores, o aplicativo Tuhu Musical com jogos educativos para crianças de 2 a 6 anos, o CD Brasil de Tuhu – vol. 1 com cantigas do Guia Prático de Villa-Lobos cantadas por artistas como Elba Ramalho e Zeca Pagodinho, o gibi ‘O Brasil de Tuhu’ com atividades e história de um jovem apaixonado por música, a Rádio Tuhu com podcasts que homenageiam grandes artistas e movimentos da música brasileira, as videoaulas com grandes instrumentistas e, parte delas, com recursos de acessibilidade, a Revista Tuhu com entrevistas especiais e onde debatemos importantes aspectos da educação musical, os Guias Didáticos – Brincando de Música com Tuhu – ferramenta de apoio a educadores com referências de exercícios para a prática de musicalização e o Mapeamento nacional com um compilado de dados sobre o panorama da educação musical brasileira e promoção do intercâmbio de iniciativas.
O programa é mantido via leis de incentivo à cultura, onde empresas e pessoas físicas destinam parte de seus impostos à nossa causa, oferecendo dedução fiscal com base nas leis federais, estaduais e municipais de incentivo, por acreditarem no poder transformador da cidadania cultural. Quer se juntar à nós? Acesse e contribua diretamente pelo Incentiv!
Porque apoiar essa causa?
O Brasil de Tuhu conta com uma equipe multidisciplinar dedicada e apaixonada pela música e pela educação. Nosso programa está comprometido com causas de grande impacto para a sociedade:
Como apoiar essa causa?
O Brasil de Tuhu é viabilizado por patrocínios realizados através de leis de incentivo à cultura. O programa beneficia empresas e pessoas físicas que destinam parte de seus impostos à nossa causa, oferecendo dedução fiscal com base nas leis federais (Rouanet), estaduais e municipais de incentivo à cultura.
Se você também quer contribuir para a educação musical no Brasil, junte-se à nós! Estamos abertos a outras sugestões de apoio. Entre em contato com a Baluarte Cultura para obter mais informações:
baluarte@baluartecultura.com.br ou (21) 3553-0818/0819
Patrocínio e apoiadores
Conheça as marcas e instituições que apoiam o Brasil de Tuhu e já fizeram parte da nossa trajetória:
Patrocínio da edição nacional (2016, 2017 e 2018, 2019 e 2020) por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Patrocínio da edição Rio de Janeiro (2016, 2017) e Copatrocínio (2018 e 2020) por meio da Lei do ISS / Rio de Janeiro.
Apoio da edição Rio de Janeiro (2020) por meio da Lei do ISS / Rio de Janeiro.
Apoio da edição Rio de Janeiro (2018) por meio da Lei do ISS/Rio de Janeiro.
Apoio da edição Rio de Janeiro (2018) por meio da Lei do ISS/Rio de Janeiro.
Apoio da edição Rio de Janeiro (2018) por meio da Lei do ISS/Rio de Janeiro.
Apoio institucional (2018)
Apoio da edição Rio de Janeiro (2016) por meio da Lei do ISS/Rio de Janeiro.
Patrocínio para implementação do aplicativo Tuhu Musical (2015) por meio da Ler do ICMS/RJ.
Apoio Cultural para implementação do aplicativo Tuhu Musical (2015).
Co-Patrocínio na implementação do aplicativo Tuhu Musical (2015) por meio da Lei Rouanet.
Patrocínio das edições 2012, 2013 e 2014 por meio da Lei do ISS/Rio de Janeiro.
Patrocínio da edição 2011 por meio da Lei do ISS/Rio de Janeiro.
Patrocínio da implementação do programa e suas edições 2009 e 2010 por meio da Lei Rouanet.
Ministério da Cultura e Governo Federal: Realização do programa nas eleições 2009, 2010, 2016, 2017 e 2018 por meio da Lei Rouanet.
Patrocínio para implementação do APP (2015) por meio da Lei do ICMS.
Patrocínio das edições 2011 a 2018 por meio da Lei do ISS e das edições 2014 e 2015 pelo seu Programa de Fomento.
Apoio institucional desde 2014 para articulação com escolas e educadores.
Projeto Bairro Educador – Apoio institucional nas edições 2013 e 2014 para articulação com escolas e educadores.
Parceria Institucional na edição 2011.