Ir para o Topo

Você é educador ou educadora?

Sim

Não

Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Wilson Sons apresentam

Alto Contraste

A+ Aumentar Fonte

A- Diminuir Fonte

Acessibilidade

Revista

Existe um método ideal para o ensino da música?

 

Por Baluarte Cultura

Nestes anos que acompanhamos o debate sobre a implantação do ensino de música nas escolas brasileiras nos deparamos com muitas formas de educar e aprender.

Vimos que o que funciona em alguns casos não funciona em outra situação. E o que é bom para uns pode não ser para outros. Percebemos que, como cada região tem sua identidade e cultura, elementos locais precisam ser incluídos e considerados ao levar a música para a sala de aula.

E entendemos também que é preciso ter alguns parâmetros que unifiquem a educação musical e garantam um patamar aceitável de qualidade e infraestrutura em todo o País. Mas como fazer isso sem engessar o professor, sem considerar o abismo que separa as diferentes realidades nacionais?

Pensando nisso, resolvemos dedicar esta segunda edição de 2016 à discussão sobre os métodos de ensino de música.

Para começar,  abrimos nossa edição com a contribuição da coordenadora pedagógica do Brasil de Tuhu e musicista do Quarteto Radamés Gnatalli, Carla Rincón. Em seu artigo, ela levanta a discussão sobre os critérios que devem nortear o ensino de música em um País de dimensões continentais como o Brasil.

Como ex-aluna e instrutora de El Sistema, o reconhecido programa de educação musical da Venezuela, Carla traz o olhar de quem acompanhou de perto a implantação de um grande e exitoso projeto e nos mostra que – sim – pode dar certo.

El Sisteama4

Nossa reportagem traz o depoimento de educadores que experimentaram e utilizam diferentes métodos de ensino de música em suas escolas – eles apresentam os pontos fortes de cada modelo e contam porque escolheram determinada ferramenta para adotar em sala de aula.

No entanto, todos são unânimes em afirmar: não existe um método ideal e o melhor é conhecer as opções existentes, bebendo em fontes variadas e adaptando os métodos a cada situação, em cada momento.

Para finalizar em grande estilo, uma entrevista exclusiva com Angél Linhares, chefe de eventos da Fundação Musical Simón Bolívar, da Venezuela, responsável pela  implantação do programa El Sistema no País.

Nela, Linhares conta um pouco da história do programa, os desafios de sua implantação, como lidam com a qualificação e formação de professores e apresenta casos de sucesso dos mais de 40 anos de funcionamento de El Sistema – um projeto reconhecido por sua excelência e que coleciona elogios dos maiores regentes, maestros, músicos e artistas do mundo inteiro.

Esperamos que você aprecie ler tanto quanto nós gostamos de produzir esta edição pra lá de interessante.

Boa leitura!

Faça Parte

Inscreva-se para ver primeiro todas as novidades do Brasil de Tuhu.

Política de Privacidade do site

Mantenedora  

Patrocínio  

Copatrocínio  

Realização