Você é educador ou educadora?
Sim
Não
Navegue pelo Gibi
Ir para a página:
Acessibilidade:
Alto Contraste
A+ Aumentar Fonte
A- Diminuir Fonte
#paracegover - Capa do Gibi O Brasil de Tuhu - Ministério da Cultura e Wilson Sons apresentam: O Brasil de Tuhu. Roteiro: Arnaldo Branco; Ilustrações: Cora Ottoni, Marina Vasconcelos e Pedro Ryan. Imagem da capa: Ilustração do Tuhu, jovem alto e magro carregando instrumentos diversos de sopro, percussão e corda nas costas e nas mãos o acordeom, caminhando por uma rua de pedrinhas com casas e árvores ao fundo. Ele sorri, canta e toca enquanto, Raul, o gato preguiçoso, dorme em cima do bumbo e Noêmia, a canarinha audaz, o observa pousada da corneta.
Ficha Técnica:
Realização: Baluarte Cultura
Direção de Relacionamento: Fabiana Costa
Direção de Criação e Planejamento: Paula Brandão
Direção de Produção: Paula Sued
Gestão de Produção: Mariana Rodrigues
Coordenação de Produção Executiva: Lívia Simas
Coordenação de Produção Administrativa: Jéssica Araújo
Coordenação Pedagógica: Carla Rincón
Supervisão: Copa Studio
Roteiro: Arnaldo Branco
Ilustração Quadrinho: Marina Vasconcelos
Ilustração Atividades: Pedro Ryan
Mantenedor: Ministério da Cultura, Governo Federal e Wilson Sons
Copatrocínio: Finep
O Brasil de Tuhu é um programa que promove a educação musical no Brasil. Para homenagear um dos maiores entusiastas da questão, o maestro Heitor-Villa Lobos, escolhemos seu apelido de infância – Tuhu, uma referência ao barulho das locomotivas que ele tanto amava – para compor o nome do programa. Nossa inspiração vem de seu “Guia Prático”, um conjunto de cantigas populares rearranjadas pelo maestro nos anos 30.
Em 2009, o Brasil de Tuhu colocou o pé na estrada e não parou mais! Realizamos diversas ações presenciais e digitais com o intuito de contribuir para a ampliação da educação musical no país. Além deste Gibi, temos os Concertos Didáticos em escolas públicas, a Vivência Musical para educadores, o aplicativo Tuhu Musical com jogos educativos para crianças a partir de 4 anos, a Rádio Tuhu com podcasts temáticos, as Videoaulas com grandes instrumentistas, a Revista Tuhu onde debatemos importantes aspectos da educação musical, o CD Brasil de Tuhu – Volume 1 com cantigas selecionadas do Guia Prático e participação de convidados especiais, um Mapeamento nacional – com projetos, programas e instituições que compartilham do objetivo de ampliar a educação musical no país –, e a Guia Didática Brincando de Música com o Tuhu – uma ferramenta de apoio a educadores com referências de exercícios para a prática de musicalização em sala de aula.
Acesse o site e conheça todas as nossas ações: www.brasildetuhu.com.br
Para ficar por dentro das nossas novidades, curta a página no Facebook: www.facebook.com/brasildetuhu
#paracegover - Logo O Brasil de Tuhu
"Na fila do teatro..."
#paracegover - Tirinha com ilustração colorida. Centro da cidade. Muito trânsito, prédios, uma praça ao centro com coreto, com chão de grama e grandes árvores e pessoas passeando. À esquerda longa fila para o teatro
#paracegover - A tirinha com ilustração colorida apresenta no quadro 1: diferentes pessoas impacientes na fila do lado de fora do teatro, enquanto muitos carros passam na rua.
"Esssscolhe a balinha!"
#paracegover - Quadro 2: O vendedor de bala idoso de cabelos e bigode branco passa oferecendo docinhos para pessoas emburradas na fila do teatro.
"Vai uma balinha chefia?"
#paracegover - Quadro3: o vendedor de bala oferece seus docinhos diretamente a um homem emburrado, de terno e gravata, que fica imóvel e não responde ao vendedor.
"Não quer levar, não leva. Não precisa fingir que não me viu."
#paracegover - Quadro 1: O vendedor vai embora. Passando pela fila onde um homem está olhando o celular, o outro sem sorrisos vira o rosto para o lado e a senhora, última da fila está emburrada.
"DESFAZ, DESFAZ!"
#paracegover - Quadro 2: O jovem flanelinha, usa camiseta branca, short azul, boné azul e branco e tem uma toalhinha cor de laranja pendurada no pescoço, auxilia o motorista do carro vermelho a estacionar próximo ao teatro.
"Agora vem de frente!"
#paracegover - Quadro 3 : O motorista abre a metade do vidro do seu carro e olha o flanelinha com irritação.
#paracegover - Quadro 4: Artistas de rua posicionam sua bandeira na praça em frente ao teatro. Na cena uma jovem com cabelo ruivo comprido, roupa lilás, gravata borboleta e chapéu e um jovem moreno de cabelo curto marrom, blusa azul, suspensório e gravata borboleta vermelha em uma cadeira de rodas. Ambos sorrindo.
#paracegover - Quadro 1: A jovem de mãos juntas olha esperançosa para a bandeira.
#paracegover - Quadro 2: O jovem em cadeira de rodas olha para bandeira com expectativa de que seja um bom dia.
#paracegover - Quadro 3: Na praça em frente ao teatro abrem uma caixa com objetos de circo, como bolinhas, fitas coloridas, cartas de baralho.
"Ei!", diz a senhora.
#paracegover - Quadro 4, a jovem convida uma senhora elegante e emburrada do outro lado da rua para ver a performance de malabarismo com bolinhas que seu amigo está apresentando, mas a senhora reage de forma rude!
#paracegover - Quadro 1: A jovem apresenta seu número com suas fitas coloridas e o jovem faz malabarismo com suas três bolinhas na praça em frente ao teatro.
"Ops, foi mal!"
#paracegover - Quadro 2: as coisas dão errado e uma das bolinhas cai na cabeça do jovem.
"Hehehe..."
#paracegover - Quadro 3: já a jovem se atrapalha e fica amarrada na própria fita colorida.
"HA!HA!HA!", ri o flanelinha.
"Bravooo!", diz o senhor de balas do outro lado da rua.
#paracegover - Quadro 4: Da calçada do teatro o flanelinha ri tanto que uma lágrima escorre pelo canto do seu olho e o senhor vendedor de balas aplaude. Eles assistiam de longe a apresentação da menina e menino na praça.
#paracegover - Quadro 1: A jovem atravessa rua, embaralha algumas cartas de baralho em frente as pessoas na fila do teatro.
"Escolha uma carta, qualquer carta!"
#paracegover - Quadro 2: Com as cartas embaralhadas, ela as organiza como se fossem um leque e oferece para uma menina na fila.
#paracegover - Quadro 3: A menina com os olhos brilhando faz um movimento para pegá-la.
"Vamos logo que a fila vai andar!", o pai diz apressado.
"Mas pai!", diz a criança curiosa para saber qual seria o truque apresentado pela jovem.
#paracegover - Quadro 4: O pai da menina a puxa pelo braço de volta e começa a seguir os passos na fila do teatro.
"Hahaha!"
#paracegover - Quadro 1: A cena volta para o vendedor de balas rindo na fila do teatro, enquanto as pessoas permanecem entediadas na fila e o menino deseja bala.
#paracegover - Quadro 2: O flanelinha se assusta quando avista um segurança na esquina do teatro.
#paracegover - Quadro 3: O flanelinha fecha os olhos para puxar todo o ar possível para o assobiar alto e avisar ao vendedor de balas que o segurança com cara de bravo está se aproximando.
"F i i i i i i i i i i i uuuuuu u uu ! ! !"
#paracegover - Quadro 4: O flanelinha assobia muito alto. O vendedor de balas ouve de longe e as pessoas que estão na fila olham assustadas.
"F i i i i i i i i i i i uuuuuu u uu ! ! !"
#paracegover - Quadro 1: O flanelinha continua assobiando. O vendedor de balas ouve o assobio e faz cara de assustado. As pessoas permanecem emburradas na fila do teatro. O segurança com cara de bravo corre pela calçada em direção ao vendedor de balas.
#paracegover - Quadro 2 : O vendedor de balas tenta retirar os suspensórios que auxiliam a segurar a bandeja com seus doces.
#paracegover - Quadro 3: O vendedor consegue retirar seus suspensórios sem deixar nenhuma bala cair no chão.
#paracegover - Quadro 4: Suando frio o vendedor consegue fechar sua bandeja de doces e transformar em uma pasta.
#paracegover - Quadro 1: O vendedor finge estar na fila do teatro entre outras pessoas para enganar o segurança.
"Ei!", diz o segurança se aproximando do vendedor de balas na fila do teatro.
#paracegover - Quadro 2: pessoas na fila do teatro conversando. O vendedor olhando desconfiado para o segurança com cara de bravo que se aproxima.
"Ei!"
#paracegover - Quadro 1: O segurança se aproxima do vendedor na fila do teatro ainda gritando.
"Ei, vocês!"
#paracegover - Quadro 2: O segurança passa direto pelo vendedor, que fica surpreso e aliviado por não ter sido identificado entre o público que esperava na fila do teatro.
"Vocês não podem ficar aqui!!"
#paracegover - Quadro 3: O segurança vai até os jovens artistas de rua que apresentavam seus números circenses ali perto.
#paracegover - Quadro 1: Os jovens olham entre si sem entender o motivo!
"E por que não?!"
#paracegover - Quadro 2: A jovem com mãos abertas acima dos ombros questiona o motivo.
"Vocês não tem autorização!"
#paracegover - Quadro 3: O segurança de óculos escuros, sobrancelhas levantadas e cara de bravo adverte.
"Nós temos autorização do povo."
#paracegover - Quadro 4: O jovem artista responde serenamente.
"......."
#paracegover - Quadro 5: Todas as pessoas na fila ficam caladas e com cara de desaprovação aos artistas. Os jovens ficam constrangidos. O segurança de braços cruzados esboça um sorriso de canto de boca e debochado.
"Bom, não interessa. A rua é pública."
#paracegover - Quadro 1: O artista de frente ao segurança explica pacientemente.
#paracegover - Quadro 2: Chega mais um segurança que coloca a mão no ombro do segurança irritado e oferece apoio.
"Esses dois estão dando trabalho?", segurança recém chegado pergunta ao colega de trabalho.
#paracegover - Quadro 3: os seguranças se olham.
"Pode apostar que estamos!"
#paracegover - Quadro 4: a jovem artista responde de braços cruzados.
"Esses dois estão dando trabalho?"
#paracegover - Em frente aos jovens artistas aparecem outros 9 seguranças de terno e gravata com cara de bravo e fazendo a mesma pergunta ao segurança de óculos escuros.
#paracegover - Quadro 1: Os jovens artistas assustados se afastam da fila. Os seguranças esboçam um sorriso discreto. As pessoas na fila do teatro assistem.
"E essa fila, hein..."
"Não tá andando..."
"Sem autorização não dá."
"Também, né..."
"É o trabalho deles."
#paracegover - Quadro 2: o público do teatro volta a reclamar da espera e demora na fila.
"SSSHHHHHHHHHH! SSSHHHHHHHHH! SSSHHHHHHHHHH!"
#paracegover - Quadro 3: o público do teatro reage com surpresa ao novo som que preenche o local.
"SSSHHH!!!! Silêncio!", diz o segurança.
#paracegover - Quadro 1: o segurança com o dedo a frente da boca pede silêncio.
#paracegover - Quadro 2: os jovens artistas observam da praça do outro lado da rua. As pessoas da fila olham com surpresa e estranhamento a atitude do segurança.
"TUUU-HUUUUUU!"
"SSSHHH!!!!"
#paracegover - Quadro 3: o público da fila e segurança olham na mesma direção com surpresa.
"SSSHHHHHHHHH HHH! SSSHHHH H H H HH HHH! SSSHH HHHH HHHHHH!"
#paracegover - Quadro 1: público da fila e segurança reagem com espanto novamente ao som que se repete.
"SH HH HH! SILÊNCIO!"
#paracegover - Quadro 2: o jovem instrumentista Tuhu atravessa a rua tocando seu violão e carregando todos os seus outros instrumentos nas costas, violoncelo, teclado, viola, trompa, chocalho. Seguido pela sagaz passarinha, Noêmia e pelo gato preguiçoso, Raul. As pessoas na fila observam ainda sem entender. Na fila, o público que aguarda para entrar no teatro olha com curiosidade e surpresa.
#paracegover - Quadro 1: Público da fila e segurança de óculos escuros incrédulos observam Tuhu.
"TU U U - H UUUU U U U U !"
#paracegover - Quadro 2: Tuhu, acompanhado por Noêmia e Raul, dança e canta no meio da rua. Da praça, os jovens artistas observam sorridentes. Da calçada do teatro, todos observam.
"Seu silêncio faz shhh, mas a tuba faz fum..."
#paracegover - Quadro 1: Tuhu segura seu violão em uma das mãos e canta enquanto as pessoas o observam.
#paracegover - Quadro 2: Raul, o gatinho brinca com as notas musicais.
#paracegover - Quadro 3: Noêmia, a passarinha, canta e dança com as notas musicais.
"...minha viola é em “mi” mas o carro faz zum!"
#paracegover - Tuhu de costas ao fundo toca seu violão, canta e dança. A plateia o admira.
#paracegover - Os jovens artistas cantam e curtem junto.
#paracegover - Tuhu abre os braços e sente a música e suas notas musicais coloridas. A menina sorri enquanto o observa.
#paracegover - Quadro 1: Raul dorme em cima do muro. A menina vibra com o som da música de Tuhu. Noêmia pousa no ombro do pai, que emburrado observa a filha.
#paracegover - Quadro 2: O pai emburrado tampa os ouvidos da menina. Noêmia observa assustada. A menina se assusta com a reação do pai.
#paracegover - Quadro 3: O pai continua cobrindo os ouvidos da filha. A menina fica chateada com reação do pai. Noêmia e Raul o observam com irritação.
#paracegover - Quadro 4: Noêmia, Raul e a menina olham para o pai irritados. O pai fica apreensivo com a reação de todos.
#paracegover - Quadro 1: Tuhu atravessa a rua tocando seu violão. Da calçada do teatro o público e o segurança observam. Os artistas olham atentamente da praça.
#paracegover - Quadro 2: Tuhu se aproxima dos jovens artistas de rua.
"Me acompanham?"
#paracegover - Quadro 3: De braços para alto Tuhu pergunta.
#paracegover - Quadro 1: Os jovens artistas se olham confusos.
"Não temos instrumentos!", responde a jovem.
#paracegover - Quadro 2: O jovem artista em cadeiras de rodas olha tristonho. A jovem artista responde com as mãos levantadas acima dos ombros.
"Não seja por isso!"
#paracegover - Quadro 3: Tuhu olha para bandeira dos artistas e estica a mão para pegá-la.
#paracegover - Quadro 4: Tuhu pega a bandeira dos artistas.
#paracegover - Quadro 5: Tuhu pega a bandeira dos artistas.
"Um pedaço de arame..."
#paracegover - Quadro 6: Sentado no chão gramado da praça, Tuhu estica o arame e olha para a bandeira e para o pedaço de madeira no chão.
"...Amarrado em um pedaço de pau..."
#paracegover - Quadro 1: Tuhu olha para baixo e amarra dois pedaços de arame com as mãos.
"...Berimbau!"
#paracegover - Quadro 2: Tuhu olha para cima e exibe o berimbau que acabou de construir.
#paracegover - Quadro 1: Noêmia entrega o pandeiro ao jovem artista. A jovem artista testa suas habilidades tocando berimbau.
“TEEIN TEEIN”, é o som que sai do berimbau da jovem artista.
"Brasil pandeiro! Padrão brasileiro!", canta Tuhu.
#paracegover - Quadro 2: Na praça, em frente ao coreto e com grandes árvores ao fundo, Tuhu canta e toca seu violão, o jovem artista toca o pandeiro e a jovem o berimbau, enquanto Noêmia e Raul os acompanham.
#paracegover - Quadro 1: O vendedor de doces e o flanelinha dançam ao som do grupo.
"E vocês? Não vão tocar nada?"
#paracegover - Quadro 2: Tuhu sorridente coloca suas mãos sobre os ombros do flanelinha e vendedor que reagem com surpresa ao convite.
#paracegover - Quadro 3: Da calçada do teatro todos ouvem a música, sorriem e observam o que acontece na praça.
#paracegover - Quadro 4: O vendedor levanta sua maleta e a chocalha para tirar som “CHACA CHACA TCHUF TCHUF”. O flanelinha bate suas mãos no próprio peito para emitir novos sons.
#paracegover - Quadro 1: flanelinha bate as mãos no próprio peito para fazer diferentes sons.
#paracegover - Quadro 2: o gato, Raul, ouve os sons de olhos fechados.
#paracegover - Quadro 3: a elegante senhora de mãos atadas sorri enquanto observa e ouve a música.
#paracegover - Quadro 4: a jovem artista toca o berimbau feliz com os sons que está descobrindo.
#paracegover - Quadro 5: Tuhu toca seu violão sorridente.
#paracegover - Quadro 6: o jovem artista toca o pandeiro feliz.
#paracegover - Quadro 7: o senhor sorridente dança com a mão para o alto.
#paracegover - Quadro 8: Noêmia pia para completar o mix de sons.
#paracegover - Quadro 9: O vendedor de balas abre novamente sua maleta e ouve todos os sons.
#paracegover - Quadro 1: O pai e a menina da fila observam a movimentação de longe acompanhados de Raul, que está no muro ao lado da menina e Noêmia, que está pousada no ombro do pai.
#paracegover - Quadro 2: O pai observa a alegria da menina que sorri ao olhar apresentação musical que acontece na praça. Noêmia pousada no ombro do pai o observa.
#paracegover - Quadro 3: Noêmia pousada no ombro do pai chama sua atenção para que observe sua filha.
#paracegover - Quadro 4: a menina cai na cantoria. O pai a observa.
"Ei!", diz o pai da menina ao vendedor de balas.
"!?"
#paracegover - Quadro 5: O pai se afasta da menina e caminha em direção ao vendedor de balas. O vendedor de balas o olha sem entender o que ele deseja.
"Um saco de balas!"
#paracegover - Quadro 1: com o som da música que vem do outro lado da rua, o pai com dinheiro na mão aponta para o doce que deseja na maleta do vendedor de balas, que está novamente com seu suspensório e vendendo suas balas.
#paracegover - Quadro 2: com o som da música ao fundo, o pai segura um saco de balas coloridas com discreto sorriso no rosto.
#paracegover - Quadro 3: com som da música ao fundo, a menina que tem as mãos juntas a frente da boca, sorri e olha para o saco de balas coloridas que está a sua frente. Noêmia e Raul também observam a atitude do pai.
#paracegover - Quadro 4: com som da música ao fundo, a menina abraça Raul que a olha assustado. Noêmia dança no ar. O pai sorridente balança o saco de balas coloridas que faz o som ‘SHIKTIK SHIKTIK’ e se diverte.
#paracegover - Quadro 1: Todos cantam e dançam com os instrumentos no meio da rua. Tuhu carrega seu violão e canta de braço para o alto. A jovem artista toca o berimbau. O jovem artista toca o pandeiro. O pai e a menina dançam e cantam. O vendedor de balas, Raul e o público que aguarda na fila do teatro observam da calçada. Noêmia ouve tudo feliz.
"Que barulho é esse?", diz a atriz dentro do teatro.
"O que está acontecendo?", diz outra atriz que olha pela janela do teatro.
"Vamos lá fora!", fala o ator que também olha pela janela.
#paracegover - Quadro 2: Silhueta das atrizes e do ator que ouvem o barulho e espiam da janela do teatro.
#paracegover - Quadro 1: Elenco do espetáculo sai irritado do teatro. Atriz com vestido volumoso, salto alto e cabelo preso desce as escadas. Ator usando chapéu marrom, gravata, casaco e bigode olha desconfiado. Outro ator com calça, casaco e tapa olho, aparece irritado. Atriz de cabelos longos e vestido comprido parece indignada.
"SHHHHH!!! Silêncio!"
#paracegover - Quadro 2: o ator de chapéu com olhar desconfiado aponta para o lado.
#paracegover - Quadro 1: Tuhu, os jovens artistas, o vendedor de balas e o flanelinha encaram os atores que os olham chateados com a situação.
#paracegover - Quadro 2: Os atores irritados encaram Tuhu, os jovens artistas, o vendedor de balas e o flanelinha.
#paracegover - Quadro 1: Tuhu e o ator que pedia silêncio se encaram, enquanto os outros os observam.
#paracegover - Quadro 2: Enquanto Tuhu e o ator que pedia silêncio se encaram e os outros observavam, surge um som.
"shhhh...", diz uma voz ao fundo.
#paracegover - Quadro 3: Todos olham curiosos ao redor para descobrir de onde está vindo esse novo som.
"Seu silêncio faz shhhh...", repete a voz ao fundo.
#paracegover - Quadro 4: Todos olham para a mesma direção.
"...mas a tuba faz fum."
#paracegover - Quadro 1: O segurança aparece contagiado pela música e continua cantando enquanto o público da fila e Tuhu o observam.
#paracegover - Quadro 2: E Tuhu, Noêmia, Raul, os jovens artistas, o pai com a filha, o vendedor de balas e flanelinha se juntam ao segurança para cantarem e tocarem juntos.
#paracegover - Quadro 1: Os atores continuam irritados e olham entre sim sem saber o que fazer.
#paracegover - Quadro 2: Mas todos parecem se conectar com a música e suas notas musicais voadoras.
"...minha viola é em “mi” mas o carro faz zum!"
#paracegover - Quadro 3: Os atores sorriem e começam a dançar. Cada um do seu jeito.
#paracegover - Quadro 1: Um homem de colete verde toca um banjo.
#paracegover - Quadro 2: Um menino com a mãe toca o triângulo.
#paracegover - Quadro 3: Uma senhora pendura o tamborzinho no pescoço e segura as baquetas nas mãos.
#paracegover - Quadro 4: O menino de blusa azul sacode os chocalhos coloridos.
#paracegover - Quadro 5: Na praça, em frente ao coreto, Tuhu toca seu violão, a jovem artista toca o berimbau, o jovem artista toca o pandeiro, a menina dança de braços para cima e olhos fechados, Noêmia voa pelos ares e Raul ouve todos os sons atentamente.
"A música transforma."
#paracegover - Quadro 1: As notas musicais se espalham por toda cidade. Contagiando todas as pessoas que estavam no teatro, na praça, ruas e prédios.
#paracegover - Notas musicais coloridas
“Quer ganhar um brinde do Brasil de Tuhu?”
#paracegover - Tuhu sorridente, Noêmia e Raul convidam você que leu nosso gibi a ganhar um brinde exclusivo do Brasil de Tuhu.
É fácil! Entre em contato conosco e nos conte o que achou do Gibi – O Brasil de Tuhu.
site brasildetuhu.com.br/faleconosco/
e-mail [email protected]
Não esqueça de nos dizer seu endereço para que possamos enviar o brinde!
RÁDIO
REVISTA
APLICATIVO
VIDEOAULA
GUIA MUSICAL
MAPEAMENTO
CD
CONCERTOS DIDÁTICOS
VICÊNCIA MUSICAL
Acesse brasildetuhu.com.br/ e conheça!
#paracegover - Tuhu feliz com violão na mão
#paracegover - Contra- capa do gibi com ilustração uma rua de pedrinhas com casas e árvores ao fundo. Barra de logos do projeto: Lei de Incentivo à Cultura; Mantenedor: Wilson Sons; Copatrocínio: Finep e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – Brasil Governo Federal; Realização: Baluarte Cultura – Empresa B Certificada, Quarteto Radamés Gnattali, Ministério da Cultura – Brasil Governo Federal.