Acessibilidade > Ativar Alto Contraste W3C
Ondas coloridas da Marca Brasil de Tuhu

Concertos Didáticos

Desde 2009, o Brasil de Tuhu realiza concertos didáticos em escolas da rede pública de ensino como parte de suas ações para ampliar a educação musical e aproximar crianças do universo da música clássica.

Entre 2009 e 2017 eram os músicos do Quarteto Radamés Gnattali que, inspirados no Guia Prático do maestro Heitor Villa-Lobos, interpretavam um repertório de cantigas brasileiras com violinos, viola e violoncelo. No entanto, como ação comemorativa pelos 10 anos do projeto e fortalecimento da nossa missão de ampliação da educação musical no país, em 2018, foi promovido um concurso para seleção de três jovens musicistas para saírem em turnê nacional ao lado de Carla Rincón, diretora pedagógica do programa.

A interação com a plateia é o principal diferencial do concerto didático para estimular o interesse e a percepção musical, além de aproximar os estudantes desta estética que muitas vezes encontra-se distante de suas realidades. Em 2017 essa ação foi reformulada por Tim Rescala e passou a contar com uma atriz e um boneco, além do quarteto de cordas, em cena.

O resultado é um concerto encantador, especialmente desenvolvido para jovens e crianças.

Para estimular o ensino musical, cada escola recebe um kit que contém livros, CDs e ferramentas musicais que passam a integrar o acervo de suas bibliotecas e servem como material de apoio às aulas de música.

Agenda de concertos didáticos – 2018:

Em breve divulgaremos a Circulação Nacional  dos Concertos Didáticos 2018!

 

“Gostaria de agradecer a oportunidade que foi dada aos meus alunos de participar de um projeto tão grandioso e de muitíssima importância para acender nos corações destes futuros cidadãos o interesse pela educação musical.”

Professor do CIEP Brizolão 412, Rio de Janeiro /RJ (2014)

“Não só os alunos gostaram de participar como também nós professores. Eu, particularmente, fiquei encantada.

Célia, professora da EMEF Ana Nery, Rio Grande/RS (2016)

“Que alegria poder recebê-los em nosso CIEP. Parabéns pelo brilhante projeto.”

Cris Brandão, Professora do CIEP Pontes de Miranda, RJ (2015)