2º Mapeamento de Projetos de Educação Musical

Entre 2016 e 2017, o projeto Brasil de Tuhu, em parceria com a Jleiva Cultura & Esporte, conduziu um mapeamento de projetos de educação musical no Brasil. Foram obtidas 240 respostas, que resultaram no primeiro levantamento do setor e num banco de dados sobre as iniciativas.

Em 2018, com o objetivo de atualizar os dados e abordar novos temas, foi dada continuidade ao mapeamento. Os resultados dessa escuta serão apresentados neste material.

Para conhecer os resultados do primeiro mapeamento clique aqui.

Como a pesquisa foi feita

Objetivo

Ampliar o número de projetos mapeados, para consolidar ou rever avaliações feitas na primeira etapa, e explorar novos recortes. Contatar projetos que participaram da primeira etapa, para detectar possíveis alterações.

Universo pesquisado

Os contatos foram obtidos através de mailing da Baluarte, clippings, divulgação em redes sociais e consultas a bases de dados de leis de incentivo, editais públicos dos 26 estados e do Distrito Federal, projetos sociais e educacionais e associações do setor.

Instrumento usado

Um questionário on-line com 46 perguntas foi enviado por e-mail, Facebook e sites dos projetos. Também houve respostas coletadas por telefone. Ao todo, foram contatados 2.350 projetos.

Quando

O questionário foi aplicado entre setembro de 2018 e janeiro de 2019.

Respostas

Recebemos 247 formulários integral ou parcialmente preenchidos por responsáveis administrativos e/ou pedagógicos de projetos de educação musical de várias partes do Brasil. Dessas iniciativas, 47 haviam participado da etapa anterior.

Limites

A estratégia de obter contatos a partir de editais e leis de incentivo deixa de fora ações que não usam esse tipo de mecanismo. Tal lacuna foi parcialmente preenchida por meio de buscas em redes sociais e clippings, contatos com associações e indicações dos próprios projetos.

É provável que projetos menores estejam sub-representados nos resultados, pois não dispõem de know-how para inscrever-se em editais e leis de incentivo, nem para manter páginas em redes sociais ou sites.

O mapeamento não considerou projetos educacionais desenvolvidos por escolas do ensino regular (por exemplo, em aulas de educação artística), por entender que eles obedecem a outro tipo de estruturação.

Perfil de Atuação

Sudeste concentra
51% dos projetos

São Paulo e Rio de Janeiro, os dois estados mais populosos, são também os que mais abrigam iniciativas na área.

Pergunta: Em que estado ela está sediada? Base: 247 respondentes

A importância do terceiro setor

Projetos sob responsabilidade de associações, ONGs, fundações, institutos e organizações sociais somam 70%.

Pergunta: Em quais destas categorias sua instituição se enquadra? Era possível responder mais de uma opção Base: 247 respondentes. 413 respostas categorizadas

Na maioria das instituições predominam projetos de educação musical

A maioria das atividades está relacionada a educação musical, mas também realiza outras atividades

Não atua em educação musical

A educação musical tem o mesmo peso que outras atividades

Atua exclusivamente em educação musical

A maioria das atividades está relacionada a outras ações, mas há uma parte de educação musical

Pergunta: Qual das frases abaixo define melhor o perfil de atuação de sua instituição/empresa? Base: 247 respondentes

Quase metade dos projetos foi criada nesta década

Pergunta: Em que ano esse projeto/programa foi criado? Base: 207 respostas

E ainda está ativa.

Pergunta: Em que ano foi encerrado? Base: 207 respostas

Dois terços das instituições conduzem
até 2 projetos de educação musical.

Pergunta: Atualmente, sua instituição trabalha com quantos projetos/programas de educação musical?
Base: 224 respondentes

1 Projeto

2 Projetos

3 Projetos

4 Projetos

5 Projetos

6 ou mais Projetos

E quase metade atende até 100 pessoas.

Pergunta: Em média, quantas pessoas seu proJeto/programa atende por ano?
Base: 207 respondentes

Com uma equipe de até 5 colaboradores.

Pergunta: Quantos colaboradores (incluindo professores) trabalham no seu projeto/programa?
Base: 208 respondentes

Atividades apenas na cidade-sede são maioria

Apenas na cidade-sede da instituição

Na cidade-sede e em outras cidades fixas

Na cidade-sede e em outras cidades não fixas

Pergunta: As atividades/ações do programa/proJeto são realizadas: Era possível selecionar mais de uma opção
Base: 246 respondentes

Atendimento exclusivamente gratuito é predominante

Todos gratuitos

Maioria gratuita

Metade gratuita, metade paga

Maioria paga

Todos pagos

Pergunta: As atividades/ações do programa/proJeto são
Base: 209 respondentes

Maior parte das ações dos projetos
é feita na própria instituição

Pergunta: As atividades/ações do programa/proJeto são realizadas: Era possível selecionar mais de uma opção
Base: 208 respondentes

Perfil Pedagógico

Projetos atendem mais pessoas em idade escolar

Pergunta: Quais destas faixas etárias são atendidas por seu projeto/programa?
Era possível responder mais de uma alternativa
Base: 211 respondentes

E com pouca ou nenhuma formação musical

Pergunta: Com quais destes públicos seu projeto/programa trabalha?
Era possível responder mais de uma alternativa
Base: 209 respondentes

72% atendem pessoas com deficiência, mas número de beneficiados é pequeno

Pergunta: Quantas pessoas com algum tipo de deficiência seu proJeto/programa atendeu no último ano?
Base: 210 respondentes

E pessoas com deficiência cognitiva são maioria entre os atendidos

Pergunta: São pessoas com que tipo de deficiência?
Era possível selecionar mais de uma opção
Base: 195 respondentes

Acessibilidade é uma preocupação, e projetos admitem que precisam lidar melhor com o assunto

É uma questão que nos preocupa e que gostaríamos de poder trabalhar melhor

É uma questão que nos preocupa, mas com a qual não pretendemos trabalhar em curto e médio prazo

É uma questão que não nos preocupa

É uma questão central: inclui várias ações voltadas para o tema

É uma questão que nos preocupa, e já há um trabalho feito de forma satisfatória

Pergunta: Como a questão da acessibilidade é tratada em seu projeto/programa?
Base: 204 respondentes

Capacitar professor e adaptar metodologia e estrutura para esse público são as maiores dificuldades

Pergunta: Qual a maior dificuldade de seu projeto/programa ao atender pessoas com deficiência?
Base: 181 respondentes

Aliás, quase nenhum projeto tem pessoas com deficiência no corpo docente

Nenhum

1

2

3 ou mais

Pergunta: Quantos professores têm algum tipo de deficiência?
Base: 207 respondentes

Responsáveis pelo projeto geralmente têm formação em música

Pergunta: Qual a formação do(s) responsável(veis) pela coordenação pedagógica de seu projeto/programa? Era possível selecionar mais de uma opção
Base: 210 respondentes

Cursos continuados estão entre as atividades mais realizadas

Pergunta: Quais destas atividades educativas seu projeto/programa realiza Era possível selecionar mais de uma opção
Base: 208 respondentes

Concertos/shows didáticos

Curso continuado de música

Formação de grupos

Aulas avulsas de música

Curso continuado de musicalização

Festivais

Capacitação de educadores

Aulas avulsas de musicalização

Produção de conteúdos

Prêmios

Outros

Iniciativas na área trabalham com metodologia própria

Pergunta: Qual é a metodologia de ensino musical adotada em seu projeto/programa?
Era possível selecionar mais de uma opção
Base: 207 respondentes

Mas 44% não produzem conteúdo didático autoral

Pergunta: Que tipo de conteúdo didático autoral seu projeto/programa produz?
Base: 207 respondentes

Projetos se informam a partir de fontes diversificadas

Pergunta: Como você se informa sobre educação musical?
Base: 164 respondentes

Cursos/Oficinas

YouTube

Livros

Facebook

Sites

Redes Acadêmicas/profissionais

Revistas

Jornais

Programas de Rádio

Newsletters

Podcasts

Outros projetos ou instituições

Outros

Mas é raro pagar por conteúdo de educação musical

Não

Sim

Pergunta: Você consome conteúdo pago na área de educação musical?
Base: 234 respondentes

4 categorias de instrumentos são usadas por ao menos metade dos projetos

Pergunta: Com quais instrumentos seu projeto/programa trabalha? Era possível responder mais de uma alternativa de instrumento que foram categorizadas pelo tipo.
Base: 207 respondentes

Ao todo, foram mencionados mais de 70 instrumentos

Os de percussão, em alguns casos, são confeccionados pelos próprios alunos a partir de materiais recicláveis

Todos utilizam música brasileira para ensinar

A maioria é música estrangeira, mas há uma parte de música brasileira

Música brasileira exclusivamente

A maioria é música brasileira, mas há uma parte de música estrangeira

Metade música brasileira e metade música estrangeira

Pergunta: Seu proJeto/programa trabalha com...
Base: 205 respondentes

Não por acaso, 4 dos 5 gêneros mais trabalhados são tipicamente brasileiros

Pergunta: Quais os gêneros musicais trabalhados em seu projeto/programa?
Base: 222 respondentes

Projetos que mais inspiram são ligados a música clássica

Pergunta: Qual projeto de educação musical você tem como referência/inspiração para conduzir o projeto de sua instituição?
Base: 146 respondentes

Gestão, financiamento e comunicação

Redes sociais e sites são principais ferramentas de comunicação

Pergunta: Quais destas ferramentas são usadas na comunicação de seu projeto/programa?
Base: 200 respondentes

Facebook

Blog/Site

Instagram

E-mail

Anúncios em Jornais

YouTube

Whatsapp

Anúncios em Rádio

Anúncios em Revistas

Newsletters

Linkedin

Outros

Demandas por comunicação são variadas. Predomina a queixa por falta de recursos

Recursos

Assessoria de imprensa

Nenhuma

Gestão de mídias digitais

Elaboração de Estratégia

Produção de Conteúdo

Outros

Pergunta: Qual a principal dificuldade de comunicação que você encontra na realização de seu trabalho?
Base: 200 respondentes

Em gestão, carência principal também é relacionada a recursos

Captação de Recursos

Nenhuma

Inscrição em editais e leis de incentivo

Gestão financeira

Mensuração de resultados

Operacionalização de produção

Outros

Pergunta: Qual a principal dificuldade de gestão que você encontra na realização de seu trabalho?
Base: 196 respondentes

O mesmo ocorre na realização do projeto

Recursos

Aquisição de Instrumentos

Contratação de professores capacitados

Espaço Físico

Parcerias

Nenhuma

Engajamento dos alunos

Escolha/Elaboração de material didático

Outros

Pergunta: Qual a principal dificuldade que você encontra para a realização do seu trabalho?
Base: 198 respondentes

Do mesmo modo, captação de recursos é a área com mais demanda por capacitação

Entrevistados deram nota de 1 a 5 para a necessidade de receber treinamento em cada uma das áreas citadas

Pergunta: Levando em conta as dificuldades de seu projeto/programa, em quais áreas seria mais importante receber capacitação?
Base: 175 a 181 respondentes

Setor obtém recursos de fontes variadas. Mais de 60% não usam leis de incentivo

Pergunta: Qual percentual de recursos do seu projeto vem de cada um dos mecanismos a seguir:
Base: 109 a 128 respondentes

Quase metade mantém parceria com escolas públicas

Pergunta: Indique com quais destes agentes públicos e/ou privados seu projeto/programa mantém algum tipo de parceria não financeira:
Base: 196 respondentes

Grande maioria não mede os resultados de suas atividades

Não

Sim

Pergunta: Quais destas ferramentas são usadas na comunicação de seu proJeto/programa?
Base: 200 respondentes

Considerações Finais

1

O novo mapeamento colheu resultados muito parecidos com os da primeira leva (2016/2017). Fica evidente, por exemplo, que na educação musical o protagonismo é do terceiro setor. Nas duas etapas da pesquisa, associações, ONGs, fundações, institutos e organizações sociais representam mais de metade dos atores da área.

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