Brasil de Tuhu
Brasil de Tuhu
Entre 2016 e 2017, o projeto Brasil de Tuhu, em parceria com a Jleiva Cultura & Esporte, conduziu um mapeamento de projetos de educação musical no Brasil. Foram obtidas 240 respostas, que resultaram no primeiro levantamento do setor e num banco de dados sobre as iniciativas.
Em 2018, com o objetivo de atualizar os dados e abordar novos temas, foi dada continuidade ao mapeamento. Os resultados dessa escuta serão apresentados neste material.
Para conhecer os resultados do primeiro mapeamento clique aqui.
Como a pesquisa foi feita
Objetivo
Ampliar o número de projetos mapeados, para consolidar ou rever avaliações feitas na primeira etapa, e explorar novos recortes. Contatar projetos que participaram da primeira etapa, para detectar possíveis alterações.
Universo pesquisado
Os contatos foram obtidos através de mailing da Baluarte, clippings, divulgação em redes sociais e consultas a bases de dados de leis de incentivo, editais públicos dos 26 estados e do Distrito Federal, projetos sociais e educacionais e associações do setor.
Instrumento usado
Um questionário on-line com 46 perguntas foi enviado por e-mail, Facebook e sites dos projetos. Também houve respostas coletadas por telefone. Ao todo, foram contatados 2.350 projetos.
Quando
O questionário foi aplicado entre setembro de 2018 e janeiro de 2019.
Respostas
Recebemos 247 formulários integral ou parcialmente preenchidos por responsáveis administrativos e/ou pedagógicos de projetos de educação musical de várias partes do Brasil. Dessas iniciativas, 47 haviam participado da etapa anterior.
Limites
A estratégia de obter contatos a partir de editais e leis de incentivo deixa de fora ações que não usam esse tipo de mecanismo. Tal lacuna foi parcialmente preenchida por meio de buscas em redes sociais e clippings, contatos com associações e indicações dos próprios projetos.
É provável que projetos menores estejam sub-representados nos resultados, pois não dispõem de know-how para inscrever-se em editais e leis de incentivo, nem para manter páginas em redes sociais ou sites.
O mapeamento não considerou projetos educacionais desenvolvidos por escolas do ensino regular (por exemplo, em aulas de educação artística), por entender que eles obedecem a outro tipo de estruturação.
Perfil de Atuação
São Paulo e Rio de Janeiro, os dois estados mais populosos, são também os que mais abrigam iniciativas na área.
Pergunta: Em que estado ela está sediada? Base: 247 respondentes
Projetos sob responsabilidade de associações, ONGs, fundações, institutos e organizações sociais somam 70%.
Pergunta: Em quais destas categorias sua instituição se enquadra? Era possível responder mais de uma opção Base: 247 respondentes. 413 respostas categorizadas
A maioria das atividades está relacionada a educação musical, mas também realiza outras atividades
Não atua em educação musical
A educação musical tem o mesmo peso que outras atividades
Atua exclusivamente em educação musical
A maioria das atividades está relacionada a outras ações, mas há uma parte de educação musical
Pergunta: Qual das frases abaixo define melhor o perfil de atuação de sua instituição/empresa? Base: 247 respondentes
Pergunta: Em que ano esse projeto/programa foi criado? Base: 207 respostas
Pergunta: Em que ano foi encerrado? Base: 207 respostas
Pergunta: Atualmente, sua instituição trabalha com quantos projetos/programas de educação musical?
Base: 224 respondentes
1 Projeto
2 Projetos
3 Projetos
4 Projetos
5 Projetos
6 ou mais Projetos
Pergunta: Em média, quantas pessoas seu proJeto/programa atende por ano?
Base: 207 respondentes
Pergunta: Quantos colaboradores (incluindo professores) trabalham no seu projeto/programa?
Base: 208 respondentes
Apenas na cidade-sede da instituição
Na cidade-sede e em outras cidades fixas
Na cidade-sede e em outras cidades não fixas
Pergunta: As atividades/ações do programa/proJeto são realizadas: Era possível selecionar mais de uma opção
Base: 246 respondentes
Todos gratuitos
Maioria gratuita
Metade gratuita, metade paga
Maioria paga
Todos pagos
Pergunta: As atividades/ações do programa/proJeto são
Base: 209 respondentes
Pergunta: As atividades/ações do programa/proJeto são realizadas: Era possível selecionar mais de uma opção
Base: 208 respondentes
Perfil Pedagógico
Pergunta: Quais destas faixas etárias são atendidas por seu projeto/programa?
Era possível responder mais de uma alternativa
Base: 211 respondentes
Pergunta: Com quais destes públicos seu projeto/programa trabalha?
Era possível responder mais de uma alternativa
Base: 209 respondentes
Pergunta: Quantas pessoas com algum tipo de deficiência seu proJeto/programa atendeu no último ano?
Base: 210 respondentes
Pergunta: São pessoas com que tipo de deficiência?
Era possível selecionar mais de uma opção
Base: 195 respondentes
É uma questão que nos preocupa e que gostaríamos de poder trabalhar melhor
É uma questão que nos preocupa, mas com a qual não pretendemos trabalhar em curto e médio prazo
É uma questão que não nos preocupa
É uma questão central: inclui várias ações voltadas para o tema
É uma questão que nos preocupa, e já há um trabalho feito de forma satisfatória
Pergunta: Como a questão da acessibilidade é tratada em seu projeto/programa?
Base: 204 respondentes
Pergunta: Qual a maior dificuldade de seu projeto/programa ao atender pessoas com deficiência?
Base: 181 respondentes
Nenhum
1
2
3 ou mais
Pergunta: Quantos professores têm algum tipo de deficiência?
Base: 207 respondentes
Pergunta: Qual a formação do(s) responsável(veis) pela coordenação pedagógica de seu projeto/programa? Era possível selecionar mais de uma opção
Base: 210 respondentes
Pergunta: Quais destas atividades educativas seu projeto/programa realiza Era possível selecionar mais de uma opção
Base: 208 respondentes
Concertos/shows didáticos
Curso continuado de música
Formação de grupos
Aulas avulsas de música
Curso continuado de musicalização
Festivais
Capacitação de educadores
Aulas avulsas de musicalização
Produção de conteúdos
Prêmios
Outros
Pergunta: Qual é a metodologia de ensino musical adotada em seu projeto/programa?
Era possível selecionar mais de uma opção
Base: 207 respondentes
Pergunta: Que tipo de conteúdo didático autoral seu projeto/programa produz?
Base: 207 respondentes
Pergunta: Como você se informa sobre educação musical?
Base: 164 respondentes
Cursos/Oficinas
YouTube
Livros
Sites
Redes Acadêmicas/profissionais
Revistas
Jornais
Programas de Rádio
Newsletters
Podcasts
Outros projetos ou instituições
Outros
Não
Sim
Pergunta: Você consome conteúdo pago na área de educação musical?
Base: 234 respondentes
Pergunta: Com quais instrumentos seu projeto/programa trabalha? Era possível responder mais de uma alternativa de instrumento que foram categorizadas pelo tipo.
Base: 207 respondentes
Os de percussão, em alguns casos, são confeccionados pelos próprios alunos a partir de materiais recicláveis
A maioria é música estrangeira, mas há uma parte de música brasileira
Música brasileira exclusivamente
A maioria é música brasileira, mas há uma parte de música estrangeira
Metade música brasileira e metade música estrangeira
Pergunta: Seu proJeto/programa trabalha com...
Base: 205 respondentes
Pergunta: Quais os gêneros musicais trabalhados em seu projeto/programa?
Base: 222 respondentes
Pergunta: Qual projeto de educação musical você tem como referência/inspiração para conduzir o projeto de sua instituição?
Base: 146 respondentes
Gestão, financiamento e comunicação
Pergunta: Quais destas ferramentas são usadas na comunicação de seu projeto/programa?
Base: 200 respondentes
Blog/Site
Anúncios em Jornais
YouTube
Anúncios em Rádio
Anúncios em Revistas
Newsletters
Outros
Recursos
Assessoria de imprensa
Nenhuma
Gestão de mídias digitais
Elaboração de Estratégia
Produção de Conteúdo
Outros
Pergunta: Qual a principal dificuldade de comunicação que você encontra na realização de seu trabalho?
Base: 200 respondentes
Captação de Recursos
Nenhuma
Inscrição em editais e leis de incentivo
Gestão financeira
Mensuração de resultados
Operacionalização de produção
Outros
Pergunta: Qual a principal dificuldade de gestão que você encontra na realização de seu trabalho?
Base: 196 respondentes
Recursos
Aquisição de Instrumentos
Contratação de professores capacitados
Espaço Físico
Parcerias
Nenhuma
Engajamento dos alunos
Escolha/Elaboração de material didático
Outros
Pergunta: Qual a principal dificuldade que você encontra para a realização do seu trabalho?
Base: 198 respondentes
Entrevistados deram nota de 1 a 5 para a necessidade de receber treinamento em cada uma das áreas citadas
Pergunta: Levando em conta as dificuldades de seu projeto/programa, em quais áreas seria mais importante receber capacitação?
Base: 175 a 181 respondentes
Pergunta: Qual percentual de recursos do seu projeto vem de cada um dos mecanismos a seguir:
Base: 109 a 128 respondentes
Pergunta: Indique com quais destes agentes públicos e/ou privados seu projeto/programa mantém algum tipo de parceria não financeira:
Base: 196 respondentes
Não
Sim
Pergunta: Quais destas ferramentas são usadas na comunicação de seu proJeto/programa?
Base: 200 respondentes
Considerações Finais
Clique aqui para baixar a apresentação