Acessibilidade > Ativar Alto Contraste W3C
Ondas coloridas da Marca Brasil de Tuhu

Sobre o Brasil de Tuhu

O programa Brasil de Tuhu foi criado em 2009 com a missão de ampliar e fortalecer o ensino musical nas escolas brasileiras. Nossas ações são inspiradas no Guia Prático do maestro Heitor Villa-Lobos, que percorreu o país documentando cantigas populares ainda nos anos 30 e tinha como sonho ver um Brasil musicalizado. Em homenagem a ele, escolhemos seu apelido de infância para compor o nome do programa — Villa-Lobos era encantado por locomotivas e imitava o som delas quando era menino: “Tuhuuu!”.

Deste então, o programa já percorreu mais de 200 escolas públicas de 40 municípios de 13 estados do país, realizando concertos didáticos, oferecendo recursos e conteúdo para capacitar educadores e levando a música clássica para mais de 29 mil crianças.

Nossa História

O Brasil de Tuhu é fruto de uma parceria entre a Baluarte Cultura e a violinista Carla Rincón, que também assina a direção pedagógica do programa. Desde sua primeira edição, o projeto realiza Concertos Didáticos interativos para crianças em escolas públicas pelo país e produz também videoaulas que, logo depois, ganharam versões com recursos de acessibilidade.

Com o tempo, sentimos a necessidade de atuar em outras frentes e contribuir com a formação de educadores. Foi assim que desenvolvemos as Vivências Musicais – oficinas de capacitação destinadas a professores, oficineiros e interessados em educação musical – e também o Guia Musical, que orienta atividades de musicalização em sala de aula.

Na edição de 2014, investimos em novos canais de conteúdo e criamos a Rádio Tuhu, com podcasts que homenageiam grandes artistas e movimentos da música brasileira, e a Revista Tuhu, que traz reportagens especiais sobre o universo da música e da educação.

De 2015 para cá, disponibilizamos o Tuhu Musical, um aplicativo com jogos educativos, e realizamos o sonho de gravar o CD Brasil de Tuhu de cantigas do Guia Prático de Villa-Lobos, com a participação de grandes nomes da música brasileira.

Ao longo de 2016, desenvolvemos o primeiro Mapeamento nacional de iniciativas que compartilham do objetivo de contribuir para a ampliação da educação musical no Brasil.

E não paramos por aí. Em 2017, o Concerto Didático foi revisado, e teve um roteiro desenvolvido por Tim Rescala, com base na dramaturgia infantil e interação de uma atriz com os músicos e com a plateia. Além da distribuição do Gibi Brasil de Tuhu aos participantes com atividades e histórias sobre a música, aproveitando para também estimular a leitura.

Em 2018, ano em que comemoramos 10 anos do programa, promovemos a realização do concurso Quarteto Brasil de Tuhu, com o intuito de oportunizar a experiência de sair em turnê nacional a três jovens musicistas e corroborar com a nossa missão educativa.

Todas as ações do projeto são gratuitas e contam com a dedicação de uma equipe multidisciplinar e o patrocínio de instituições e empresas que apoiam a causa da educação musical.

“O Brasil de Tuhu é um sonho coletivo de musicalizar o Brasil. Se eu tivesse que resumir a música em uma palavra seria em vida. Para mim, sem música não há vida. Eu acredito que uma criança com música simplesmente será uma criança melhor”

Carla Rincón – coordenadora pedagógica do Brasil de Tuhu

“Se a criança tem a oportunidade de ter contato com a música, ela vai ser um adulto completo. Ela vai conseguir resolver os conflitos e desenvolver a capacidade de concentração… ”

Professora Lucineia Gonçalves de Souza E.M. Rondon – RJ

“Com os Concertos Didáticos, percorremos mais de 140 escolas públicas em 36 municípios de 17 estados do país, levando a educação musical para mais de 15 mil jovens.”

Paula Brandão – Diretora de Criação do Brasil de Tuhu