Ir para o Topo

Você é educador ou educadora?

Sim

Não

Alto Contraste

A+ Aumentar Fonte

A- Diminuir Fonte

Acessibilidade

Revista

O universo digital como aliado da educação

Por Baluarte Cultura

Ele é lindo, ele é divertido, ele é apaixonante. Não, não se trata de uma pessoa especial e sim do nosso recém lançado aplicativo de educação musical, o Tuhu Musical. Feito para auxiliar o ensino de música para crianças e inicia-las neste universo de forma lúdica e simples, o aplicativo inspirou o tema desta sexta e última edição de 2015 de nossa revista.

Novas tecnologias. Como lidar com este vasto mundo que se renova a cada segundo? É possível manter-se atualizado em meio a tantas ferramentas, softwares, aplicativos e recursos tecnológicos que surgem diariamente? A tecnologia pode substituir o professor ou – ao contrário – pode ser uma forte aliada dentro de sala de aula?

Estas e outras questões foram levantadas em nossa reportagem “Ela veio pra ficar“, que traz a opinião de professores e alunos que utilizam os recursos tecnológicos como um aliado para os estudos – sem deixar de lado a figura do educador, que tem visto a sua função ser atualizada em função das novas ferramentas disponíveis.

Também entrevistamos a professora doutora em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Liane Hentschke. Ela desenvolveu um método de ensino de música a partir de um software livre que foi empregado em escolas públicas e privadas de São Paulo e Porto Alegre – os resultados da experiência foram retratados em uma pesquisa acadêmica que tem sido apresentada em congressos e simpósios mundo afora.

E em artigo, o educador, músico e mestrando em Informática da UniRio Thiago Marcondes fala da transição do ensino de música tradicional para o aprendizado com o uso de tecnologias e como a pedagogia tem acompanhado o avanço da informática – em um caminho sem volta.

Ah, ficou curioso com o nosso aplicativo? Com repertório 100% brasileiro, o Tuhu Musical é gratuito e está disponível em IOS e Android. Com ele, a criança aprende a tocar, de forma fácil e divertida, alguns  clássicos da música popular e pode gravar (e ouvir depois) a sua própria canção. Mais do que isso, ele traz os conceitos de ritmo, melodia e harmonia de forma leve, ao mesmo tempo em que desenvolve a coordenação motora e a concentração. Tudo isso de forma lúdica e interativa.

Ficou interessado? Baixe em seu smartphone ou tablet e boa brincadeira!

Faça Parte

Inscreva-se para ver primeiro todas as novidades do Brasil de Tuhu.

Mantenedora  

Realização